Caminhos do Aprender
Facebook
Caminhos Do Aprender - Espaço Multidisciplinar na Doctoralia

Cadastre-se

Anterior
Próximo
Parceiros

Volta às aulas! Novos Desafios!

A cada início de ano letivo temos um sentimento de ansiedade e por vezes insegurança diante da expectativa da nova turma.
Turma essa, já conhecida por todos os profissionais da instituição, como boas, mas com esse ou aquele aluno terrível, ou ainda, aquele outro com dificuldades na leitura, e por assim se segue...
Esqueça todas as opiniões. Oportunize-se a conhecer seus alunos por eles prórpios, por suas histórias e vivências. Será um ano letivo juntos, aproximadamente 25 horas semanais.
Durante o decorrer desse tempo, surgirão dificuldades, as vezes advinda de nossos alunos as quais refletirão em nós, outras advindas de nós próprios as quais refletirão nos alunos.
Nesse momento, saiba o quanto é importante nessa profissão a auto reflexão e se lembrar que assim como nós, nossos alunos também possuem anseios e angústias tanto pessoais quanto escolares, cabe aqui a observação do papel do professor no processo de mediatização.
Torna-se também imprescindível a autovalorização do profissional educador, avaliar e reconhecer que qualquer afronto ocorrido por meio dos pais ou alunos não é algo desfavorável a sua pessoa, mas por conta de alguma situação conflitante independente de quais origens essas sejam, emocionais ou familiares, biológicas, neurológicas. Cabe a nós compreendermos e orientarmos a melhor maneira de lidar com o ocorrido, sem rótulos e pré-conceitos.
Tenha sempre em mente que não somos onipotentes e a atualização teórica também auxilia a prática.
O trabalho em conjunto da escola com os pais e a visão multidisciplinar para orientação, quando for o caso, favorece a todos.

                                                                                                             Um ótimo retorno!

 

Edilene Dal'Olio
Educadora Especilizada e Psicopedagogia Clínica e Neuropedagogia