Caminhos do Aprender
Facebook
Caminhos Do Aprender - Espaço Multidisciplinar na Doctoralia

Cadastre-se

Anterior
Próximo
Parceiros

Psicologia

Atendimento Psicológico

O atendimento psicológico é importante não apenas quando nos deparamos com sintomas incompreensíveis, ao contrário, não é preciso perceber-se doente para procurar um psicólogo. Seja qual for a fase da vida, o atendimento psicológico pode ser utilizado por diversas razões como autoconhecimento, melhora da auto-estima, busca pela evolução pessoal, social ou familiar, objetivando clarificar a percepção de si e do mundo a sua volta, ampliando assim a qualidade de vida.


O que é Psicoterapia?

Psicoterapia é o atendimento do profissional graduado em psicologia que tem por finalidade promover acolhimento às angústias vivenciadas pelo paciente. Nesse espaço o psicoterapeuta busca promover o fortalecimento do seu Eu. Este é um processo que objetiva propiciar crescimento pessoal e desenvolvimento das potencialidades próprias de quem o inicia.
O intuito deste método é o de auxiliar o paciente a rever as áreas de sua vida que considerem mais complexas, ajudando-o a identificar e enfrentar seus limites e conflitos.


"Eu vi que todas as coisas que eu temia nada tinham de bom ou mau em si mesmas, exceto quando a mente era por elas afetada." (Spinoza)


Psicoterapia Infantil – Ludoterapia

A Ludoterapia é uma modalidade de atendimento psicológico infantil que tem por proposta auxiliar com as mais distintas dificuldades que crianças até 12 anos possam ter, sendo, nos seus relacionamentos familiares, escolares ou próprio desenvolvimento. Este atendimento é mediado por brincadeiras e jogos que são facilitadores na comunicação entre a criança e o psicólogo.
A brincadeira representa um impulso natural da criança, assim através desta, as angústias vivenciadas são mais facilmente expostas possibilitando ao psicoterapeuta auxiliar a criança no processo de enfrentamento destas.
Os jogos ajudam no desenvolvimento de habilidades, sentimentos, estimulação por novos conhecimentos enfrentamento de perdas, sendo elas físicas ou emocionais. Quando as crianças vivenciam frustrações nestes momentos de interação, buscam maneiras internas para lidar com isso, desta forma fortalecem a si mesmas.


“... a ação de jogar é meio para se trabalhar a construção, a conquista ou a consolidação de determinados conteúdos, atitudes e competências.” Macedo