Caminhos do Aprender
Facebook
Caminhos Do Aprender - Espaço Multidisciplinar na Doctoralia

Cadastre-se

Anterior
Próximo
Parceiros

Quando procurar um psicopedagogo?


A Psicopedagogia
A Psicopedagogia é uma área do conhecimento tendo uma interface na saúde e educação, e lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade. Para tal, integra diversos olhares multidisciplinares com a psicologia, a pedagogia, a neurociências, a psicanálise e a filosofia.
Terapeuticamente tem o intuito de identificar, analisar e intervir no processo de aprendizagem através das fases do diagnóstico e tratamento, sendo o psicopedagogo um mediatizador entre o conhecimento e o sujeito.

O Diagnóstico Psicopedagógico
O Diagnóstico Psicopedagógico é realizado entre 7 a 10 sessões com duração de aproximadamente 50’. Nessa fase, investiga – se os processos cognitivos, a percepção e o desejo desse sujeito em relação ao aprender, considerando as variáveis intervenientes (biológicas, psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais). Posteriormente ao diagnóstico, orienta-se um plano de intervenção ou encaminhamento a outros profissionais, a depender do caso.

A Intervenção Psicopedagógica
Conforme Sara Pain, não existe o não aprender e sim formas e situações diferentes de aprendizagem. Nesse contexto, cabe ao psicopedagogo, resignificar o processo de aprendizagem do sujeito, demonstrar seus potenciais e aspectos positivos, desenvolver sua autonomia, auto-estima e criar novos vínculos diante das situações escolares e da vida.
A Psicopedagogia não consiste em rotular o sujeito, mas sim em compreender as características, a modalidade e as vissitudes de seu processo de aprendizagem.

Quando procurar um psicopedagogo?
Ao perceber falta de interesse em situações de aprendizagem;
Quando da presença de dificuldade em compreender o que se aprende na escola;
Em caso de dificuldade na leitura, escrita e/ou raciocínio lógico

Ao perceber dificuldade na atenção e concentração;
Quando houver presença de apatia e desanimo nas relações que envolvem aprendizagem;